8 animais fofos em vias de extinção
Pare uns minutos para olhar com atenção para estes 8 animais fofos em vias de extinção. O planeta Terra é a nossa casa e depende de cada um de nós fazer um bocadinho para que estes e outros animais não deixem de existir. Para perceber melhor como este é um assunto urgente no início deste ano haviam mais de 5200 espécies em risco de extinção. Eu sei que juntos podemos fazer a diferença para termos um mundo melhor. Acredite também e faça a sua parte. Estes 8 animais fofos em vias de extinção não podem desaparecer.
Todos achamos os koalas uns animais adoráveis. São uns dorminhocos profissionais. que passam entre 16 a 18 horas por dia a fazer o seu óó. Na Austrália eles são uma espécie protegida. Estão na lista dos animais em extinção devido aos constantes fogos na floresta e pela vasta área de eucaliptos que são cortados o que faz com que os koalas percam a sua casa e fiquem sem alimento.
Têm sido feitos muitos esforços para que o lince ibérico não entre em extinção. A destruição do seu habitat, armadilhas, caça ilegal são algumas das causas para estes belos animais que vivem na nossa península ibérica, na Serra da Malcata e no vale do sado, entre outros locais montanhosos sejam cada vez menos. Os coelhos são as suas presas favoritas e dos caçadores. O que faz com que o numero de coelhos diminua e os linces ibéricos fiquem em perigo sem a sua principal alimentação.
Não é por acaso que o panda gigante foi escolhido como símbolo das espécies ameaçadas e também como emblema da Fundação mundial da vida selvagem. São menos de 1000 os pandas que existem no mundo. Infelizmente as causas repetem-se: a destruição humana das florestas asiáticas, a caça e a produção lenta de bambu, o seu alimento favorito. Além disso a procriação dos pandas é complicada. As fêmeas só estão férteis uma vez por ano e em cada gravidez têm no máximo duas crias que nascem tão frágeis e pequenas que muitas não sobrevivem.
Apesar de estarem a ser tomadas várias medidas para o proteger, o elefante africano também está em vias de extinção, muito por culpa do comércio ilegal de marfim. Curiosidade: sabia que os elefantes africanos comem em média 300 quilos de vegetais por dia?
Graças ao sucesso do filme de animação Madagáscar o lémure do norte ficou famoso. Mas isso infelizmente não impede que esteja em vias de extinção. No início de 2016 estimava-se que existiam apenas 50 animais desta espécie. Mas mesmo assim não há em Madagáscar uma politica de proteção para que não desapareça.
O orangotango de Sumatra apesar de grande é querido e meigo. O risco de extinção é tão grande que estudos revelam que apenas restam pouco mais de 300 orangotangos, muito por culpa da industria da madeira que destruiu mais de 80% do seu habitat.
É na Rússia que vive o tigre siberiano e os humanos são os grandes culpados do perigo que corre de se extinguir. A caça ilegal é grande na procura da sua pele para fazer casacos e malas. Em 2014 existiam apenas 250 animais a viverem em liberdade.
Das 18 espécies de pinguins que existem, 12 estão na lista de animais em extinção. Os derrames de óleo no mar, a caça furtiva e as mudança de clima que gera uma redução enorme da camada de gelo são as principais causas para o perigo de deixar de existir.
Não se esqueça! Depende de todos nós impedirmos que estes animais e outros desapareçam.
Se gostou deste 8 animais fofos em vias de extinção não deixe de ver estes bichos de chorar a rir e também estes famosos que têm animais parecidos com eles. Delicie-se também com os animais mais simpáticos do mundo.