Trânsito! É difícil andar com a vida para a frente quando passamos horas no pára arranca metidos nele . Os minutos passam e ficamos passados sempre a pensar: tirem-me deste filme de terror. Tirem-me deste engarrafamento de trânsito!  

Olhamos à nossa volta e sentimo-nos extraterrestres a ver cenas do outro mundo. 

O senhor que distraidamente tira um ou outro macaquito do nariz, a rapariga que ao mesmo tempo consegue fumar um cigarro, retocar a maquiagem e falar ao telefone animadamente, e os que ainda estão a dormir em pé. Ou melhor sentados ao volante. 

Tudo coisas que nos tiram o sono no trânsito. 

Por isso quando estiver engarrafado num engarrafamento siga estes três passos. Vai ver que no meio do infernal trânsito vai sentir-se no paraíso. 

1- Conte até 10 para nunca contar os minutos. 

Ninguém é de ferro. E estar parado a ver a vida a andar para trás porque está atrasado para aquela reunião importante não é brincadeira e tira qualquer pessoa do sério. 

A verdade é que você não tem asas para sair dali a voar, nem o seu carro é o do Batman para ter o super poder de fugir ao trânsito. Por isso não passe cada minuto a olhar para as horas. Respire fundo para ultrapassar esta situação que é de cortar a respiração. E não se vingue na buzina. Ela não tem culpa e não é por se pôr a apitar freneticamente que vai a algum lugar. Para não se enervar relaxe e conte até 10. Mais vale ficar sem palavras do que sair um palavrão. 

2- Faça caretas sem medos. Descontrai os músculos e alivia a tensão. 

Tenha muita atenção à tensão em que fica quando está parado no trânsito. Pense que se tiver um ataque de coração vai ser difícil o 112 chegar depressa porque estão centenas de carros parados atrás de si. Por isso, pela sua saúde, vou-lhe receitar este passo que é o melhor remédio para sobreviver a uma fila interminável. Baixe a pala do carro. Olhe-se ao espelho e quando vir a sua cara desate a fazer caretas. Quanto mais feias melhor. Vai aliviar a tensão e ao mesmo tempo vai ter vontade de rir das figuras que está a fazer. Pode também optar por fazer uma careta para o carro do lado. Certifique-se apenas que não está lá o Rambo, ou o pugilista Mike Tyson. É que eles em pressão têm tendência a serem um bocadinho violentos. E você não quer que lhe comam uma orelha nem levar uma rajada de metralhadora. 

3- Ligue o rádio e solte o cantor que há em si. 

Estar engarrafado num engarrafamento é um espectáculo nada bonito de se ver. Faça do seu automóvel o palco do Rock in autoestrada e ofereça aos seus companheiros de transito um concerto exclusivo. Para não berrar por estar parado, ligue o rádio aos altos berros e deite cá para fora a cantora que há em si. Nunca ouviu dizer: "quem canta seus males espanta"? Então espante toda a gente saltando os vários postos de rádio. Assim oferecerá um concerto variado que poderá ir duma sensual Kizomba do Anselmo Ralph a um pimbalhante bacalhau do Quim Barreiros. Mesmo que não cante bem, os outros condutores não vão levar a mal. Por muito que desafine eles não vão afinar consigo. Vai ver que assim, estar parada no trânsito é um espectáculo. 

E já agora veja também...